Pesquisar

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A dívida da escravidão


Em quatro séculos foram escravizados cerca de 20 milhões de africanos nas três Américas. Essa é a dívida que temos para com o Continente Africano. Roubamos o que tinha de mais precioso, o seu DNA, as pessoas.

Fonte: Programa Verdade e Vida – Rev. Ricardo Gutierrez.

2 comentários:

  1. Quando olhamos para as imagens da fome na Africa, a miséria material e espiritual daquele povo é de causar dó. Mais do que isso, fazer algo, pois de certa forma, nós habitantes das Américas, temos um ônus a saldar.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Samuel, é um prazer conhecer seu blog. LEndo as três primeiras postagens me deparo com esta sobre a dívida histórica com os negros. Gostaria de relembrar duas coisas importantes: Primeiro, poucos foram os europeus que adentraram o continente africano em busca dos escravos. Eles eram capturados, vendidos e entregues pelos próprios barões do tráfico. Segundo, aqui mesmo houve escravos sob o domínio de senhores negros. É o caso de Zumbi dos Palmares. Era e é uma cultura imposta aos perdedores, que fazia e faz parte do inconsciente coletivo africano, especialmente, os lugares mais interiores. Isto não ameniza a dor dos seres humanos arrancados de suas famílias, posses e terras, apenas ajuda a desmistificar certa aura de oposição entre oprimidos e opressores. Ao contrário do que dizem, por vezes, o inimigo africano está bem ao lado.

    Abraços!

    ResponderExcluir

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...