Pesquisar

terça-feira, 14 de abril de 2020

Rm 9.11-13 - “...Amei a Jacó e aborreci Esaú”.




Rm 9.11 – Preliminarmente precisamos considerar que o apóstolo Paulo faz menção de fragmentos do que se passa na casa de Isaque e Rebeca. A ideia central é Deus prosseguindo com a posteridade de Jacó como depositária da revelação preparatória ao Advento do Messias, no seio da nação de Israel. E atentar para Jacó e Esaú, não como indivíduos e sim representantes de dois povos ou nações, no andamento do plano macro divino (Gn 25.23).

Esaú procedeu mal e desprezou o direito de primogenitura (Dt 21.15-17) por um prato de lentilha (Gn 25.29-34). E Deus o aborrece e passa trabalhar seus propósitos eternos na pessoa de Jacó, o qual tinha um caráter fraco, e com ajuda da mãe, recebeu a bênção da primogenitura, oficiada pelo Pai Isaque. E feita a oração, não podia mais revogar (Gn 27.33-35). Jacó também não tinha mérito nenhum. Até porque não existem vasos, instrumentos humanos perfeitos para serem usados por Deus. Ele trabalha com os imperfeitos mesmo. E a glória é toda Dele, ontem, hoje e sempre.

Gn 25.29-34 – O pecado e erro de Esaú foi não valorizar o seu direito de primogenitura (Dt 21.15-17). E como tinha valor espiritual, foi considerado profano (Hb 12.16-17). E este mesmo pecado o povo cometia nos dias de Malaquias por não considerar o sagrado (Ml 1.2-3,7,12). Daí, veio à tona a figura do profano Esaú, naquele momento da história de Israel.

Portanto, considerando todo o contexto do Livro Sagrado, não há espaço para se fazer uma exegese e defender uma eleição individual de cunho soteriológico, apontando um grupo para o céu e outro para o inferno. O que vemos é Deus na sua soberania, justo e reto (Dt 32.4), executando o Plano Redentivo, no meio de um povo escolhido e com chamada específica, dentro de seus propósitos eternos, para trazer o messias e salvador a todo aquele que desse crédito ao evangelho (Mc 16.15-16, Jo 3.16; I Tm 2.4). 

Presb. Samuel P M Borges

Natal RN – Abril/2020 - Revisado em Maio/2021.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...