Pesquisar

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Como viver em tempos de ameaças globais à vida humana?



O pensador cristão C. S. Lewis, em 1948 procurou dá respostas adequadas, após três anos da explosão da bomba atômica em Hiroshima, uma vez que a humanidade estava vivendo a era atômica, com altos riscos de tragédias de maiores proporções.

Certamente suas reflexões nos auxiliam, servem de base, para os dias que estamos enfrentando, como Igreja, cristão que somos.

Sabemos que a humanidade tem passado por grandes tragédias, sejam doenças graves (a peste negra, sífilis, a varíola, etc..) e que vitimaram milhões de pessoas, em determinadas regiões do planeta; As Guerras, inundações, terremotos, e  vários outros eventos ceifaram  muitas vidas...

Muitos povos, enfrentaram Epidemias. E agora, todos nós estamos diante de uma Pandemia. Para a Igreja Cristã, enquanto não houver o arrebatamento a vida prossegue.

Devemos reconhecer que estamos sendo forçados a nos adequar aos impactos em rotina de vida e outros que virão, seja nas pessoas, nas famílias, como nas instituições. A frase chave é: Enfrentamento e preparação para mudanças. A numerologia bíblica não é um mantra (Ano 2020=40). Não vai explicar tudo. Porém, aponta para tempos de mudanças, rupturas em inúmeras ocasiões nas Escrituras.

A Teoria da Nova Ordem Mundial é bastante genérica e mística. Agora, quando olhamos para os sinais, a caraterização do Fim dos Tempos e a proximidade da manifestação de uma figura escatológica, um personagem chamado o anticristo (II Ts 2.1-10), então, aconselho a ficarmos mais perto do Senhor da Igreja. Ele vem...

A Pandemia é real. Não se deixe levar pelos exageros, entrando em pânico, como se não tivéssemos esperança. Podemos ser afetados no corpo, mas estes eventos não devem afetar a nossa alma, a mente. A mídia secular que nos informa, também tenta manipular massas, por interesses escusos. Peçamos a Deus discernimento sobre o que vemos e ouvimos e não virar refém das circunstâncias.

A Bíblia trata da vida em duas dimensões: Na terra e no mundo espiritual. E este universo material é finito, vai passar, assim está escrito e tem provado a ciência.  

Se as pessoas se apegam somente a este mundo material, é bom saberem de que se trata de uma grande embarcação naufragando.

Existe uma viva esperança além desta existência terrena. E mais, numa perspectiva eterna. Então devemos viver esta vida de acordo com valores que reflitam o caráter do Criador, como amor e sobriedade. Não pela lei natural da sobrevivência do mais forte. Isto é pensamento e filosofia evolucionista. E segundo C. S. Lewis, é onde está a maior ameaça à existência da humanidade: Aplicar a irracionalidade dos animais irracionais no tecido social dos seres humanos, criados à imagem e semelhança do seu Criador. 

Em Rm 8.35 - O que irá nos separar do amor de Cristo? Perguntava o apóstolo Paulo, diante das perseguições, afrontas a fé cristã, no reinado de Nero. E pela história, sabemos no que deu em razão da maldade daquele louco sanguinário.

Não importa o que estejamos enfrentando, as nossas vidas estão sob os cuidados   gracioso e amoroso de Deus. E esse cuidado se estende a nova vida, com ele até no mundo espiritual.

Rm 8.37– “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”.

De uma maneira ou de outra, vamos deixar esta terra. O ideal é que sigamos a meta cristã. Na condição de salvo em Cristo, toque a vida sendo sensato, temente, produzindo no que puder, enfim servindo a Deus e aguardando Jesus voltar (I Ts 1.9-10).

Por que ficamos tão apegados à terra, quando o nosso destino final é o céu? (João 14.1-3;I Ts 4.13-18). 

E não podemos viver como ovelhas amedrontadas, como se não tivéssemos o Bom Pastor (João 10.11,14) para cuidar de nós e nos guiar em qualquer situação adversa.

A quem temer? Aquele que tem o poder de dá destino eterno feliz ou infeliz a esta existência (Lc 12.4-5), dependendo se demos crédito ou não ao evangelho da graça de Deus (João 3.16-21; 12.48).

Pb. Samuel P M Borges – Abril 2020.
Natal - RN






Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...